topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Sociais » Arraial ao vivo no Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio em Toronto

Arraial ao vivo no Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio em Toronto

Texto e fotos: 
Carlos Morgadinho

Adiaspora.com
11 de Fevereiro de 2012

 

Sábado passado, dia 11 do corrente, realizou-se o conhecido Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio do Arsenal do Minho, no salão do Local 183. Desta, a 15º série, produziu uma enchente de povo, 1200 pessoas segundos nos foi informado, e contou com jantar preparado e servido pelo Chef (cozinheiro) Manuel de Paulos. Era, pudemos dizer – Um Mar de Minhotos – pois a alegria daquela região nortenha transbordava com a pista de dança sempre lotava fosse chula, vira ou pimba, jovens e menos jovens se caldeavam e competiam por mais espaço para rodopiar, saltar ou bater o pé no chão. Chegou a ter mais de 200 pares no recinto de dança.

No entanto o mais importante da noite foi a presença no palco dos artistas para se escutar, e dançar também, o som das concertinas tanto por dois talentosos jovens o Vitor Barros e o Ricardo Jorge Ferreira, este vindo de Portugal, já considerados, por muitos, por autênticos “mestres” na arte de dedilhar aquele instrumento musical, tal o à vontade que transpiravam enquanto em palco. Igualmente actuou uma jovem artista, de bonita e cristalina voz, a Chantel Carneiro, que venceu tempos atrás o Concurso de Cantores Amadores em Toronto. Não tenhamos dúvida que a comunidade portuguesa tem-nos dado artistas de grande craveira e não é necessário indicar os seus nomes pois seria repetitivo e todos nós sabemos quem são (são tantos….) e os admiramos.

Nesta noite atuaram três artistas que vieram expressamente de Portugal e de França para abrilhantarem esta festa bem conhecida das nossas gentes, o Manuel Silva, a Rosa Maria e o Henrique de Lindoso, este um luso-francês. Foi uma desgarrada bem “assanhada” onde as piadas saltavam de política e de malandrice, algumas bem “picantes”. não fossem eles minhotos…

No final, na apoteose, foi a entrada de mais de 30 tocadores de concertina que no palco, bem sincronizados, deliciaram quantos enchiam aquele salão de festas enquanto dezenas e dezenas de pares dançavam na pista de dança aquelas músicas que um dia foram os seus berços. É de notar que estes tocadores não são só membros do Arsenal do Minho mas também de outras coletividades minhotas da nossa comunidade como a Associação Cultural do Minho de Toronto, Os Amigos do Minho, Migrante de Barcelos que, à espera da oportunidade, trouxeram consigo aqueles seus inseparáveis instrumentos.

Foram também sorteados vários prémios como uma viagem a Portugal para duas pessoas com hotel e carro, uma televisão LCD de 42 polegadas, uma gentil oferta da firma Bernardo Funeral Homes pelas mãos da sua diretora Carla Pavão.

Foram distribuídas placas ao Sindicato Local 183 tendo subido ao palco para lhe ser entregue o seu vice-presidente, o Bernardino Ferreira e o nosso Ministro Provincial do pelouro de Imigração e Cidadania, Charles Sousa que por sua vez congratulou o Arsenal pelo excelente espetáculo e esforço de manter e disseminar a cultura das suas terras de origem.

O som e luz estiveram ao cuidado de Steve Ferreira de Five Star Productions.

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007